HIDROOLEOFUGAÇÃO

Chamado erroneamente de impermeabilizante, hidrooleorepelente / hidrooleofugante, é um produto que, aplicado a uma determinada superfície, torna-a repelente (menos sujeita a penetração) por água e óleos.

Os hidrooleofugantes, geralmente, não alteram significativamente o aspecto e a cor da superfície tratada, e são permeáveis.


Aplicar o hidrooleofugante e, em seguida molhar a peça, cria uma ilusão de eficiência. Este teste funciona com os piores e com os melhores hidro-repelentes. É um teste que ilustra o que faz um hidrooleofugante, mas está longe de ser fator para decidir entre um produto e outro. Optamos por marcas em que o fabricante trabalhe como parceiro, dando garantia do produto, desde que o material no qual foi aplicado, seja mantido de forma adequada.


Geralmente, utilizamos um composto silano/siloxano, de baixo peso molecular, disperso em solvente. Possui elevada penetração aliada a pouca volatilidade. Esta combinação cria uma maior durabilidade, elevando o período de utilização e retardando a aplicação.


Vale lembrar que os produtos vão perdendo sua eficiência continuamente, até finalizar o prazo de validade. Geralmente, para áreas internas mantidas adequadamente, de dois á cinco anos de uso, dependendo do material tratado, da utilização e de sua manutenção.


A reaplicação é fácil e rápida, sendo aconselhável que o ambiente esteja desocupado, e que seja respeitado um período de 36 horas para testes com água.

O produto não forma uma barreira sólida – ele adere ás paredes dos poros, formando uma “rede” de silicone, o que reduz significativamente seu calibre. Não cria película, permitindo baixa penetração e evaporação natural do material, criando uma pequena força repelente, alterando a angulação de penetração dos líquidos.


Por não criar película, permite baixa penetração e evaporação natural do material, criando uma pequena força repelente, o que altera a angulação de penetração dos líquidos.